A maioria dos programas de televisão adoravam se vangloriar o primeiro lugar no IBOPE até isso ser proibido, pois a velocidade que muda o pontuação do IBOPE é a mesma que você muda de canal no controle remoto.
Se você não sabe, IBOPE significa Instituto Brasileiro de Opinião Pública, e é o órgão responsável pela medição da audiência dos programas de rádio e televisão exibidos no Brasil, mas também faz pesquisas para outros segmentos, como telefonia, marcas, revistas, entre outros.
Para medir o índice, o IBOPE trabalha com uma amostragem, ou seja, a pesquisa é feita com uma amostra da população, que serve de referencial para mostrar qual é a tendência da maioria.
Escolhida as pessoas, técnicos da empresa instalam nos televisores um aparelho chamado People meter, que identifica o canal sintonizado e envia a informação para a central do IBOPE. As informações captadas são enviadas através de ondas de rádio.
Assim a emissora mais sintonizada será a campeã de audiência. Bem se sabe que quanto maior a audiência, maior o preço dos horários comerciais.
Na medição 1 ponto de audiência equivale a 1% dos domicílios pesquisados, na Grande São Paulo, por exemplo, 4,47 milhões de domicílios, e uma população superior a 15 milhões de habitantes , portanto um ponto na audiência significa 1% de sua audiência, o equivalente a 57.000 aparelhos ligados em um determinado canal.
Em São Paulo, as informações do People meter são enviadas minuto a minuto gerando uma amostra em tempo real.
As emissoras de televisão são “assinantes” do instituto o que permite a ele ter dinheiro para continuar seu trabalho de pesquisa e medição.
Assista ao vídeo abaixo e entenda melhor como funciona o IBOPE.
Muito interessante, Parabéns!
ResponderExcluirNunca vi, nem conhecido, ou alguem que tivesse escutado sobre isso.
ResponderExcluirAinda acho todo esse papo de ibope uma mentira.