sexta-feira, 11 de março de 2011

O maior erro da Coca-Cola


Até mesmo uma grande marca como a Coca-Cola já errou feio com o mercado, quando a marca se aventurou a lançar uma nova Coca-Cola, mais precisamente em 1985 período que sentiu-se amaçada pela nova concorrente, a Pepsi.

A New Coke tinha um sabor mais doce, semelhante à concorrente, e fora aprovada em uma pesquisa por 200 mil americanos, sendo assim o produto foi lançado com grande expectativa. E o mercado americano recebeu bem a New Coke – que até teve um bom desempenho de vendas no início.

Mas o problema começou a ocorrer quando viram que a intenção da Coca-Cola era substituir a Coca-Cola antiga pela nova. Com a falta do produto tradicional nos pontos de venda, os americanos se revoltaram, protestos e cartas se multiplicaram na sede da empresa.

Três meses após o lançamento equivocado, a multinacional voltou atrás e relançou o produto original batizado de Coca-Cola Classic. A estratégia parece ter sido a mais sensata, talvez o novo sabor da Coca-Cola pudesse estar no mercado até hoje se ele tivesse sido lançado como uma extensão da marca, e não substituir o antigo e consolidado sabor.

A Pepsi perguntava aos jovens se eles gostariam de continuar consumindo o mesmo refrigerante que seus pais bebiam. Como a maioria de respostas negativas, a Coca-Cola achou que não estava mais agradando.

Faltou entender que a briga não se tratava de sabor, mas sim de conceito. E mesmo diante de uma case de insucesso a empresa ganhou força no mercado mundial. 

Sempre Coca-Cola!


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