quarta-feira, 29 de junho de 2011

Vocês se lembram da Mesbla?



A Mesbla foi uma importante loja de departamentos que chegou em 1912 no Brasil, e que deixou de existir em 1999 após abrir falência.

Quando surgiu, a loja revolucionou o comércio, afinal antes as pessoas estavam acostumadas ao comércio de bairro, que oferecia pouca variedade e concentração de produtos, e com a Mesbla, as pessoas podiam comprar quase tudo em cerca de três mil metros quadrados.

Com a chegada dos shoppings centers nos anos 80, a Mesbla passou a perder espaço para as lojas especializadas que ofereciam variedade de produtos aliados a um atendimento mais qualificado.

A partir de então seu modelo de negócio começou a ruir, pois estava surgindo um novo consumidor, que exigia cada vez mais atendimento personalizado e especializado, e o extenso sortimento de produtos comercializados, que incluía moda, brinquedos, máquinas, uma rede de crédito própria e investimentos no setor náutico e automobilísticos, tornava o conhecimento de seus colaboradores superficial. 

Toda a situação da Mesbla foi agravada pela situação econômica do país no fim dos anos 80, devido a forte inflação enfrentada. Fragilizada, em 1997, Ricardo Mansur comprou a empresa no intuito de unir as operações da Mesbla com o Mappin e fortalecer o negócio, sem sucesso.

Mesmo com a falência, a marca parece ter mantido o prestígio entre os consumidores, e para tentar manter a marca viva, um e-commerce foi criado em 2009. A empresa Telemercantil comprou os direitos da marca, que ainda pertenciam à família Mansur, para vender maquiagens, roupas e acessórios femininos.


Mais uma vez o negócio não deu certo, mas dessa vez devido a desentendimentos entre as empresas que estavam construindo o site. Por outro lado, a Mesbla provou que ainda continua forte na mente dos brasileiros, já que o portal teve sete milhões de usuários cadastrados como possíveis clientes.

Isto prova que não dá para ser bem sucedido a todo mundo, que sempre é preciso se reinventar e se adaptar as novas realidades. Sucesso não é para sempre, mas trabalhar pelo sucesso é algo perpétuo.

Veja aqui comerciais antigos da Mesbla:








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...