quinta-feira, 14 de abril de 2011

COMO FUNCIONA O IBOPE


A maioria dos programas de televisão adoravam se vangloriar o primeiro lugar no IBOPE até isso ser proibido, pois a velocidade que muda o pontuação do IBOPE é a mesma que você muda de canal no controle remoto.

Se você não sabe, IBOPE significa Instituto Brasileiro de Opinião Pública, e é o órgão responsável pela medição da audiência dos programas de rádio e televisão exibidos no Brasil, mas também faz pesquisas para outros segmentos, como telefonia, marcas, revistas, entre outros.

Para medir o índice, o IBOPE trabalha com uma amostragem, ou seja, a pesquisa é feita com uma amostra da população, que serve de referencial para mostrar qual é a tendência da maioria.

Escolhida as pessoas, técnicos da empresa instalam nos televisores um aparelho chamado People meter, que identifica o canal sintonizado e envia a informação para a central do IBOPE. As informações captadas são enviadas através de ondas de rádio.

Assim a emissora mais sintonizada será a campeã de audiência. Bem se sabe que quanto maior a audiência, maior o preço dos horários comerciais.

Na medição 1 ponto de audiência equivale a 1% dos domicílios pesquisados, na Grande São Paulo, por exemplo, 4,47 milhões de domicílios, e uma população superior a 15 milhões de habitantes , portanto um ponto na audiência significa 1% de sua audiência, o equivalente a 57.000 aparelhos ligados em um determinado canal.

Em São Paulo, as informações do People meter são enviadas minuto a minuto gerando uma amostra em tempo real.

As emissoras de televisão são “assinantes” do instituto o que permite a ele ter dinheiro para continuar seu trabalho de pesquisa e medição.

Assista ao vídeo abaixo e entenda melhor como funciona o IBOPE.

2 comentários:

  1. Muito interessante, Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Nunca vi, nem conhecido, ou alguem que tivesse escutado sobre isso.

    Ainda acho todo esse papo de ibope uma mentira.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...