terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

A arte de simplificar

“Criar algo que seja simples é complicado” esta frase parece contraditória mais é a mais pura verdade. Alcançar a simplicidade exige investimento de tempo e dinheiro, além de claro muita criatividade no desenvolvimento do produto.

Mas do que juntar toda sua equipe de criação para um brainstorm, a criação deve ouvir constantemente seus usuário na busca pela simplicidade, pois é ele que vai poder indicar quais funcionalidades são realmente necessárias, e o que pode ser feito para tornar o uso de produto mais fácil.

Um produto simples poderá significar economia em material publicitário e suporte, pois quanto mais intuitivo for seu uso, menos a empresa precisará investir em estratégias de comunicação atrativas, manuais de instrução e suporte ao usuário. 

Isso acontece porque produtos simples são entendidos mais rapidamente, e ainda facilitam a vida do usuário, e faz com que ele vire demonstrador dos produtos para amigos, familiares e colegas de trabalho, gerando assim potenciais consumidores.

Um bom exemplo disso tudo que estamos falando é a Apple, pois pensar em uma empresa de computadores produzindo mp3 players, telefones e câmeras para algo difícil para quem não conhece a Apple.

Ao pensarmos na Apple, imaginamos dispositivos multimídia extremamente fáceis de usar, sempre com grande interação com a internet e possibilidade de usar aplicativos para facilitar seu dia a dia. 

Como dito antes, simplificar leva tempo e dinheiro, porém tudo que é gasto para deixar o produto mais simples será compensado na economia de tempo para resolução de problemas futuros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...