quarta-feira, 17 de novembro de 2010

FELIZ DIA DA CRIATIVIDADE



Acredita-se que o humano desperta para a criatividade no início de sua infância, e quando as crianças são incentivadas a criarem e elogiadas pelo ato, elas tendem a serem adultos mais ousados e propensos a agirem de forma inovadora.

A criatividade humana se releva a partir de associações e combinações inovadoras de planos, modelos, sentimentos, etc. Para ser criativa a pessoa precisa ser incentivada a buscar novas experiências, testar hipóteses, conhecer outras pessoas, e dialogar sobre diferentes assuntos. Algumas pessoas já possuem um perfil curioso e investigativo, o que pode classifica-las como criativas, ou propensas a criar.

Nunca se valorizou tanto o profissional criativo, e não só em agência de comunicação, marketing e publicidade, mas em qualquer empresa, pois aquele que conta com um profissional criativo, tem um parceiro para inovação constante.

Hoje em dia, a empresa que valoriza a criatividade, está oferecendo ao seu colaborador a possibilidade de se trabalhar em horários flexíveis, em ambientes acolhedores, e investem em criar atividades que incentivem seu funcionário a ser criativo. Pois um verdadeiro criativo, não tem hora marcada para ter uma ideia.

O maior exemplo da atualidade de empresa que investe no funcionário criativo é a Google, onde os colaboradores ganham escritórios personalizados, tem um restaurante e lanchonete livres e brinquedos. Assim as pessoas se sentem a vontade para trabalhar, no seu tempo, e trabalham com mais paixão.

Então você que é criativo, ou que deseja ser mais criativo, use o dia da criatividade para fazer uma reflexão sobre como ser cada dia mais criativo, incentive alguém a criar, faça algo criativo no seu dia, você só tem a ganhar.

Aproveite as dicas do vídeo e seja mais criativo no seu dia a dia:

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

DEIXE SUA MARCA

A IMPORTÂNCIA DE SE TER UMA BOA MARCA



A marca representa a empresa visualmente, e através das cores e do design transmite a personalidade e benefícios do produto. São utilizadas desde antes da Revolução Industrial, e nas oficinas medievais, o artífice colocava o seu sinal nos produtos como ouro, prata e tecidos.

Atualmente vivemos sob domínio de signos, e neste contexto a marca de uma empresa ou produto é a síntese de seus valores; mais do que um cartão de visitas a marca é um elemento intemporal já que remete com mesmo poder ao passado, presente e futuro da empresa.

Toda empresa precisa ter sua marca bem definida e saber o que ela transmite, pois os clientes têm pressa na satisfação de seus desejos, o que implica informá-los de maneira correta, rápida e objetiva.

Visando a busca da definição da marca, a Unilever criou uma nova logomarca, com mais de 25 ícones, que representam os valores da empresa: vitalidade, autoestima, ética e respeito ao meio ambiente. Essa construção permitiu unificar produtos tão diversos, como o Omo e Kibon, e como resultado a empresa observou que essa solidificação gerou maior credibilidade aos seus produtos.

A Benetton Comunicação sabe bem o poder que a marca possui, sabe que uma logomarca precisa, antes de qualquer coisa, de um objetivo. Estabelecido o objetivo começa-se um estudo de semiótica, onde cores, personagens, ilustrações, textos, slogans, chamadas, perspectiva, iluminação e outros infindáveis quesitos são pesquisados e escolhidos.

Criar o logotipo da Benetton não foi uma tarefa fácil, muito se pensou sobre o que a marca deveria representar, e então chegou-se à conclusão que queria-se algo criativo e passasse a visão de uma agência que consegue ir além das expectativas, que tem visão, portanto a simbologia do círculo aberto no meio, para mostrar que a Benetton é diferente.

Para fazer um trabalho de construção de marca para o cliente é preciso que ele saiba bem quem é, e aonde quer chegar. Uma empresa de terceirização de mão de obra para a área de logística, a Multi-Parceria tinha isso bem definido e procurou a Benetton Comunicação para ajudá-los a encontrar a nova cara da empresa. Para isso uma nova logomarca foi criada, e nela fica visível que a intensão da empresa é ficar com uma cara mais moderna, mas sem perder a sua essência. Após os estudos, chegou-se a concepção gráfica de uma nova marca, que a forma circular aberta, com os extremos do círculo que se fecham no nome da empresa, faz a alusão aos seus princípios de proteger e acolher pessoas.

Uma boa marca representa por si só a empresa. E ter bons profissionais trabalhando para sua criação, evita equívocos e faz do nome Benetton uma marca de sucesso.

Veja o vídeo sobre Marcas que ganhou o Oscar de Animação em 2010:


sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Guilherme Tell e a Comunicação


Diz a lenda que Guilherme Tell fora desafiado por um governador a dar uma flechada certeira em uma maçã amarrada na cabeça de seu filho, caso não acertasse com precisão seu filho poderia morrer.

O bom comunicador é como Guilherme Tell, pois tem como obrigação dar um tiro certeiro no público alvo que o cliente lhe propõe, caso contrário a estratégia não funcionará.

Atingir o alvo certo é uma tarefa que instiga até mesmo comunicadores profissionais, e hoje em dia, cada vez mais empresas estão trabalhando com nichos de mercado, os quais podem ser formados por grupos, que tem costumes, freqüentam lugares e muitas vezes até usam roupas diferenciadas, portanto, fazer uma comunicação voltada a esses determinados públicos é um desafio.

A Benneton Comunicação foi criada para vencer desafios junto ao cliente, e de forma criativa, fazer uma comunicação eficiente e conseguir atingir todos alvos propostos e ainda aquele mais valioso, o reconhecimento.
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