Que o potencial criativo tem início na infância, todos já sabem. A criança, pela própria natureza do seu cérebro, se dispõe a aprender continuadamente por toda vida. E o que pode impedir essa "aprendizagem contínua" é a ação bloqueadora dos adultos - principalmente dos pais - que, a pretexto de educar, acabam desvirtuando a criança de seu destino natural.
Acontece que aqueles que deveriam saber lidar, por profissão, com crianças muitas vezes bloqueiam a criatividade das mesmas. Um fato verídico sobre o assunto resultou em uma bela história infantil chamada "A Galinha Roxa e Quadrada".
Escrita por Élvio Santiago, o livro conta a história Laurinha que chega em casa triste, por não ter conseguido realizar uma tarefa. Acontece que a professora de Laurinha pediu à sala que desenhasse uma galinha, e ela desenhou uma galinha roxa e quadrada, e acabou levando um 0 da professora.
Casos assim, não devem ser difíceis de encontrar, mas temos que entender que razões levam professores a exigir dos alunos que pintem dentro de espaços determinados, sem sair um milímetro fora do milite do famigerado desenho mimeografado imposto em classe.
Quando mostramos uma tela de Picasso, Miró e outros grandes artistas, esquecemos que, eles nunca pintaram "certinho”. No entanto não poupamos elogios a esses Mestres geniais de talento fantástico. E só não elogia quem ainda está ligado a conceitos ultrapassados de enxergar a Arte.
"Nesse sentido, a invasão cultural indiscutivelmente alienante, realizada maciamente ou não, é sempre uma violência ao ser da cultura invadida que perde a originalidade ou se vê ameaçado de perdê-la." (Paulo Freire) Pedagogia do Oprimido.
Que coisa maravilhosa é ver uma criança com liberdade de rabiscar a folha toda, pintar com as cores que queira, com as formas que queira, mesmo que não sejam as formas imaginadas pelo professor.
Segundo Élvio Santiago: “Releitura é criatividade. É um processo ligado a coisas originais, liberdade de pensamento e aceitação de riscos. É a capacidade de romper normas e não se influenciar pelos erros ou desencantos que nos impõem. É ultrapassar barreiras, criar novos espaços, experimentar novas práticas e soluções, por mais difíceis que sejam, por mais angustiantes que se mostrem. Só assim o resultado final dará à criança a verdadeira satisfação e grande autoconfiança”.
Conheça melhor a história e as obras de Élvio Santiago no site: http://www.elviosantiago.com, e adquira o livro “A Galinha Roxa e Quadrada” e outros livros e produtos no site:
Fonte: Trechos encontrados no livro - O que pais e professores precisam saber sobre "RELEITURAS”, cedido por Élvio Santiago.
Veja o Vídeo sobre Criatividade na Infância:
Veja o Vídeo sobre Criatividade na Infância:
Nenhum comentário:
Postar um comentário