segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

REDES SOCIAIS – INOVANDO O MERCADO FINANCEIRO


As inovações não param no setor de redes sociais virtuais, a novidade agora, ainda não presente no Brasil , é ajudar pessoas que não conseguem financiamento, e para isso invertem o funcionamento do sistema financeiro. No Weemba, nome escolhido devido à facilidade de se pronunciar em diversas línguas, tanto as pessoas quanto as empresas podem apresentar e divulgar na Internet sua necessidade de financiamento, para que instituições públicas ou privadas lhes façam uma proposta de crédito de acordo com seu perfil.

Constancio Larguía e Carlos Maslatón criadores do Weemba, há mais de 12 anos criaram um dos sites de maior repercussão no início da Internet: a Patagon, que nasceu como corretora online da Bolsa argentina e pouco depois foi comprada pelo Grupo Santander. A venda da Patagon foi umas das mais incríveis do mundo virtual: o Santander pagou US$700 milhões pela empresa. Hoje o nome Patagon já não existe, pois fora substituído por Openbank, e faz parte do banco online do grupo.

O Weemba funciona desde agosto na Argentina e há um mês na Espanha com um ritmo acelerado de inscrições, o próximo passo é atuar nos Estados Unidos, e aguardar para ver se será bem aceito neste novo mercado.

Para fazer parte do Weemba deve-se criar um perfil social, e pode participar uma pequena ou média empresa ou mesmo uma pessoa física. Ali ela poderá acrescentar o fluxo de caixa da empresa, um folheto com os produtos do negócio a que se dedica, sua declaração do imposto de renda, cartas de recomendação.

Pode também fazer o upload de arquivos digitais de diferentes formatos para enriquecer o perfil, que pode ir sendo atualizado. A parte ativa de todo o processo desse modelo de negócio é a pessoa que deseja contratar o crédito. É ela que manifesta sua firme intenção de contratar um serviço financeiro e fica à espera de um contato.

A pessoa interessada em conseguir crédito passa por um processo online de validação da identidade, primeiramente através de e-mail, depois seus dados pessoais são consultados no banco de dados do Veraz (sistema comercial e de crédito criado pela empresa Equifax que traz informações sobre os hábitos de pagamento de pessoas e empresas) para avaliar a situação econômica da pessoa, que será ou não aceita.

Depois de validada a identidade o interessado preenche um questionário com seus dados pessoais e financeiros, e por fim, deve informar sua conta bancária para o site faça um depósito mínimo, que pode ser de 60 centavos, só para confirmar se a conta oferecida existe de fato.  Tudo verificado e confirmado, o usuário está aprovado e pode receber seu empréstimo.

Na Argentina o site já tem 1.100 usuários cadastrados, do quais 205 são empresas, e até o momento, e pouco mais de um mês funcionando na Espanha, os registros mais que dobraram. Uma vantagem da Espanha é que o país avançou muito na utilização da assinatura digital, tanto para indivíduos quanto para empresas.
Em outras palavras, em 45 segundos é possível comprovar a identidade de um usuário.

Os fundadores acreditam que sua entrada nos EUA será mais fácil, pois se trata de um mercado onde a permeabilidade da Internet é absoluta, e a cultura de consumo de produtos financeiros é mais complexa e sofisticada do que na Argentina.

Sem dúvidas o Weemba trata-se de um novo conceito, não tendo concorrentes no mundo. Transportar o mundo real das agências bancárias, e os clientes para uma rede social online, é de fato uma grande novidade. Resta saber se a moda pegará no Brasil, quando o Weemba começar a operar por aqui.

Veja o vídeo sobre o Weemba (Em Espanhol):

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