terça-feira, 22 de novembro de 2011

O que é Pantone?


Para muitos, Pantone é uma escala de cores mundialmente conhecidas, mas o que pouca gente sabe é que Pantone é uma empresa.


Pantone Inc. foi fundada em 1962 por Laurence Herbert, inicialmente fabricavam cartão de cores para a indústria de cosméticos. Hoje a empresa, se tornou uma multinacional, sediada em Carlstadt, New Jersey.


Para quem não sabe, normalmente baseia-se em quatro cores para fazer a impressão de um material: Cian, Magenta, Amarelo, Preto, que formam a sigla CMYK, e a escala Pantone permite a criação de novas cores através de misturas específicas,além de impressão em cores especiais, como metalizadas e fluorescentes.


Nos anos 40, a Pantone desenvolveu um sistema numérico para se referir a cada cor. Parece simples para nós, mas foi uma grande revolução para a época, pois antes da invenção, a referência a cores era um tanto quanto subjetiva, como por exemplo "amarelo deserto" ou "marrom amêndoa" e outras referências do tipo, e com o sistema numérico, houve uma padronização, ficou mais fácil falar com alguém do Japão , por exemplo, sobre uma cor e ser entendido.


Hoje os Pantones são inspiração para vários produtos, vejam mais alguns deles:















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...